Palavra do Presidente

Janeiro/2021
Para 2021, estamos mais preparados

O ano começou e os engenheiros, arquitetos, agrônomos e profissionais das mais diversas áreas técnicas estão em pleno movimento. Muitos, já com novos planejamentos em mente. Afinal, após passarmos por um ano completamente atípico e histórico – e termos, com gratidão, sobrevivido a ele –, certamente tiramos lições importantes para um 2021 melhor.

Sabemos que conviveremos com a pandemia no encalço, que precisamos ter paciência até uma vacina estar disponível a todos, que o uso de máscaras e o distanciamento social seguirão como parte da nossa rotina. Assim, aquela frase tão comum do ano passado “precisamos nos reinventar” deve, de fato, se consolidar como algo efetivo e não mais paliativo.

Cito 3 pontos que não podem fugir do nosso radar em 2021: 1) A comunicação e o relacionamento devem ter qualidade, eficiência e transparência – é preciso saber se comunicar com os clientes não apenas presencialmente, mas nas redes sociais (até mesmo usar melhor o WhatsApp!). Para isso, é necessário planejamento e foco. 2) O domínio das ferramentas digitais em sua área também deve ser uma busca constante, e o compartilhamento de soluções tecnológicas entre colegas, louvável. 3) Abrir-se ao novo, seja por meio de cursos ou ampliando criativamente a mente para que novas ideias surjam e se tornem realidade não é algo apenas necessário, mas possível.

Para todos os pontos acima a AEJ estará disponível para auxiliar os seus associados. Acreditamos na constante inovação e nas mudanças de postura que devemos adotar no nosso dia a dia devido à época em que estamos. Assim, com esta intenção, a AEJ também se adaptou à nova realidade e se colocou em reforma e criou um espaço diferenciado aos profissionais de nossa região: o Coworking AEJ.

Preparado com carinho para que os associados usufruam, seja recebendo clientes, fazendo reuniões ou usando os equipamentos disponíveis para fins profissionais e de estudo, este novo espaço é um benefício e um avanço da AEJ que já foi criado respeitando todos os protocolos de distanciamento e higiene, conforme as exigências da OMS.

Espero que todos comecem este ano com muita força, garra e a sensação de que têm com quem contar. Após tantos desafios superados, aprendemos mais uma coisa essencial: precisamos uns dos outros para termos autoconfiança e a coragem em sermos criativos.

Não saímos ilesos de 2020. Mas, com certeza, entramos muito melhores em 2021.

Alessandro Mazzola
é Presidente da AEJ (2019-2021)

Fale Conosco

A AEJ está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sempre pronta para informar sobre cursos e eventos, esclarecer dúvidas e receber sugestões.

Apoiadores

Mútua, Caixa de Assistência aos Profissionais do CREA
CREA-SP
Conselho Federal de Engenharia e Agronomia